Conserva-te limpo:
“(…)Talvez nem sempre seja possível tomar um banho por dia, mas podes, ao menos, esfregar-te com uma toalha molhada, ou friccionar o corpo com uma seca e, se queres ter saúde, não deixes passar um só dia sem o fazer.
Também deves trazer a roupa sempre limpa, tanto a interior como a que anda à vista.(…)”
Não Fumes:
“Todo o escuteiro conhece a sua lei. Mas essa lei tem um artigo suplementar que não está escrito, mas que todo o escuteiro compreende. É o seguinte: «O escuteiro não é parvo», e é por isso que os escuteiros não fumam, enquanto são ainda adolescentes.
Qualquer rapaz pode fumar; não é nada de extraordinário. Mas o escuteiro não fuma, porque não é parvo. Sabe bem que o fumar, antes de o jovem estar perfeitamente desenvolvido, enfraquece o coração, que é o orgão mais importante do corpo. É ele que distribui o sangue por todo o organismo para formar a carne, ossos e músculos. Se o coração não realizar esta função, o rapaz não poderá desenvolver-se normalmente. Qualquer escuteiro sabe que o fumo lhe prejudica o olfacto e que este é da maior importância nos serviços de exploração militar.
Grande número dos melhores desportistas, soldados, marinheiros e outros não fumam, porque entendem que desempenham assim melhor as suas funções.
Ainda não houve rapaz que começasse a fumar por gostar; geralmente começam, ou porque receiam que os outros os trocem de terem medo de fumar, ou porque entendem que fumando parecem mais homens. Quando a verdade é que não passam de parvos.
Tomai, portanto, a deliberação de não fumar, enquanto não fordes crescido, e cumpri-a. Aprendereis assim a ser homens muito melhor do que andando tolamente com meio cigarro na boca. Os outros hão-de acabar por vos respeitar mais e, provavelmente, em muitos casos hão-de seguir-vos o exemplo.”
Não Bebas:
“(…)A indigência e a miséria são devidas, em grande parte, ao hábito de gastar o dinheiro e o tempo a beber,. E grande número de crimes e de doenças, e até de casos de loucura têm origem no hábito de beber de mais.
O velho ditado, «As bebidas fortes fazem homens fracos», é muito verdadeiro.
Aquele que bebe não pode de forma alguma ser escuteiro. Afasta-te das bebidas alcoólicas logo de início, e não queiras nada com elas. A água, o chá e o café servem perfeitamente para mitigar a sede, ou para estimular o organismo, sendo preciso; e se fizer muito calor, uma limonada, ou umas gotas de limão, constituem um refresco muito melhor.”
Sorri:
“A ausência de riso indica falta de saúde. Ri-te tanto quanto puderes, que faz bem. Por isso, sempre que puderes dar uma boa gargalhada, ri-te à vontade. E faz rir os outros também, quando puderes, visto que lhes faz bem.(…)”
Baden-Powell, Escutismo Para Rapazes