Palestra de Bivaque nº 18

domingo, 7 de junho de 2009

Conserva-te limpo:

“(…)Talvez nem sempre seja possível tomar um banho por dia, mas podes, ao menos, esfregar-te com uma toalha molhada, ou friccionar o corpo com uma seca e, se queres ter saúde, não deixes passar um só dia sem o fazer.

Também deves trazer a roupa sempre limpa, tanto a interior como a que anda à vista.(…)”

Não Fumes:

“Todo o escuteiro conhece a sua lei. Mas essa lei tem um artigo suplementar que não está escrito, mas que todo o escuteiro compreende. É o seguinte: «O escuteiro não é parvo», e é por isso que os escuteiros não fumam, enquanto são ainda adolescentes.

Qualquer rapaz pode fumar; não é nada de extraordinário. Mas o escuteiro não fuma, porque não é parvo. Sabe bem que o fumar, antes de o jovem estar perfeitamente desenvolvido, enfraquece o coração, que é o orgão mais importante do corpo. É ele que distribui o sangue por todo o organismo para formar a carne, ossos e músculos. Se o coração não realizar esta função, o rapaz não poderá desenvolver-se normalmente. Qualquer escuteiro sabe que o fumo lhe prejudica o olfacto e que este é da maior importância nos serviços de exploração militar.

Grande número dos melhores desportistas, soldados, marinheiros e outros não fumam, porque entendem que desempenham assim melhor as suas funções.

Ainda não houve rapaz que começasse a fumar por gostar; geralmente começam, ou porque receiam que os outros os trocem de terem medo de fumar, ou porque entendem que fumando parecem mais homens. Quando a verdade é que não passam de parvos.

Tomai, portanto, a deliberação de não fumar, enquanto não fordes crescido, e cumpri-a. Aprendereis assim a ser homens muito melhor do que andando tolamente com meio cigarro na boca. Os outros hão-de acabar por vos respeitar mais e, provavelmente, em muitos casos hão-de seguir-vos o exemplo.”

Não Bebas:

“(…)A indigência e a miséria são devidas, em grande parte, ao hábito de gastar o dinheiro e o tempo a beber,. E grande número de crimes e de doenças, e até de casos de loucura têm origem no hábito de beber de mais.

O velho ditado, «As bebidas fortes fazem homens fracos», é muito verdadeiro.

Aquele que bebe não pode de forma alguma ser escuteiro. Afasta-te das bebidas alcoólicas logo de início, e não queiras nada com elas. A água, o chá e o café servem perfeitamente para mitigar a sede, ou para estimular o organismo, sendo preciso; e se fizer muito calor, uma limonada, ou umas gotas de limão, constituem um refresco muito melhor.”

Sorri:

“A ausência de riso indica falta de saúde. Ri-te tanto quanto puderes, que faz bem. Por isso, sempre que puderes dar uma boa gargalhada, ri-te à vontade. E faz rir os outros também, quando puderes, visto que lhes faz bem.(…)”


Baden-Powell, Escutismo Para Rapazes

3 comentários:

Mariana disse...

Uma excelente Palestra, fiquei esclarecida, muito obrigada ;D

Mariana III Secção

Anónimo disse...

Desculpem, mas com o calor vai estar acho inadmissível que tenham escolhido um local sem infraestruturas necessárias para dar os mínimos em termos de higiene.

Mariana Mateus disse...

As infraestruturas necessárias serão montadas.

Forte Canhota